ARTIGO: Mobilidade Urbana - Pelo biólogo Daniel de A. Costa


Florianópolis está vivendo uma grave crise de mobilidade urbana, sendo inclusive considerada a pior cidade neste quesito em nosso País. A cidade e a população cresceram muito e, com a priorização do carro como transporte individual, os problemas se tornaram evidentes. E não adianta duplicar vias, pois só estaremos duplicando filas, temos que reduzir o número de veículos nas ruas.

Podemos definir a mobilidade urbana como a maneira de chegar a determinado lugar em tempo adequado tendo opção de poder escolher o transporte mais eficiente, ou seja, diferentes modais de transporte para a finalidade desejada (transporte de carga, simples deslocamento, etc.). Neste sentido, um grande aliado é o transporte coletivo (ônibus, metrô, trem, etc.) e o incentivo ao uso do veículo urbano mais eficiente que existe, que é a BICICLETA. Para isso, precisamos de investimentos em transporte coletivo e estruturas viárias como Ciclovias e Ciclofaixas por toda a cidade.

Outro momento fundamental na mobilidade urbana é o respeito às regras de circulação nas ruas. Temos uma das melhores legislações de trânsito do mundo, mas que infelizmente não é cumprida por uma parcela de nossa sociedade, e é nesse sentido que devemos fazer a nossa parte, pois se cada motorista, cada pedestre e/ou ciclista transitar respeitando as regras, proporcionaremos o adequado trânsito nas ruas, garantindo a nossa mobilidade.

Estamos todos preocupados com as condições ambientais da cidade, poluição do ar, efeito estufa, aquecimento global e evitar o uso desnecessário dos carros que emitem diversos gases que contribuem com esta poluição é uma boa atitude. Trocar o carro pela Bicicleta, por exemplo, trará benefícios para a cidade, para o trânsito e para a saúde do usuário. Um ônibus transporta até 40 pessoas, enquanto que o carro transporta apenas uma pessoa como é verificado na maioria dos carros na cidade.

Temos que repensar nossas ações e agir, servindo de exemplo aos nossos filhos, construindo uma herança social para eles. Faça a sua parte!

...

AUTOR: DANIEL DE A. COSTA é biológo, morador de Florianópolis e ciclista. Artigo publicado originalmente na revista do CEMJ, ano 6, edição 21.
MENSAGEM DO AUTOR À REDAÇÃO DO MOBFLORIPA: "Escrevi este texto com a finalidade de informar e pedir que motoristas respeitem nosso Código de Trânsito, pois grande parte da "imobilidade urbana" é decorrente de estacionamentos em locais proibidos e outras atitudes irresponsáveis." - EM 22/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário